23.5.08

"Andando nas ruas do centro...

...cruzando o Viaduto do Chá, eis que me vejo cercado: trombadinhas querendo me assaltar!" (Joelho de Porco).

Nesta quinta-feira, 22, fomos atrás de uma imagem bacana para concorrer em um concurso de fotografia que tem como tema o centro de São Paulo. A foto que merece ser inscrita no concurso não apareceu, mas algumas outras surgiram.

Particularmente, gostei muito de ter conhecido a Igreja de Santa Ifigênia, aquela no início da rua de mesmo nome, ali perto da Galeria do Rock, que está sempre fechada. A igreja é muito bonita, escura, com aquele ar pesado com cheiro de incenso, vela e mofo. Mas o que me chamou mais a atenção foi o orgão que há na igreja. Segundo um senhor que toma conta do local nos horários que não há missa, o instrumento funciona e é utilizado nas cerimônias. Preciso assistir uma delas!

Outro 'achado' muito bacana foi a visita à Caixa Cultural, prédio da Caixa Econômica onde são realizadas exposições e outras atividades artísticas. Há quatro exposições fotográficas no local. A primeira, "Serra da Canastra", traz imagens de Adriano Gambarini realizadas na região de mesmo nome, no sul de Minas Gerais. Além de paisagens lindas, o fotográfo registrou imagens de festas da região e de personagens.

A outra exposição é "Paisagens", de Maurício Simonetti. São painéis com fotografias belíssimas que parecem aquarelas de tão suaves. Algumas fotos transmitem uma sensação de leveza incrível.

Uma terceira exposição traz fotos da década de 1930, quase todas do ano de 1934, de Pierre Verger. São fotos de japoneses em viagens marítimas e cenas do dia-a-dia do país naquela época. A quarta exposição tem ligação com esta, pois traz cenas do Japão na década de 1990. É curioso perceber a mudança nos hábitos e até mesmo nas fisionomias das pessoas nesses 60 anos que separam uma série de fotos da outra. Essa quarta exposição tem fotos de Bernard Descamps e Bertrand Desprez.

O melhor de tudo é que a visitação é gratuíta. Dêem uma olhada em www.caixacultural.com.br.

*
Sempre que eu saio com a máquina, o que me chama atenção são as pessoas que de certo modo se fundem na paisagem de tal modo que passam despercebidas, como essas abaixo:




7 comentários:

Bel Gasparotto disse...

Caramba, aquela primeira ficou demais mesmo, quse tenho inveja dela.

Vamos na missa? Quem diria...

Beijão!

Anônimo disse...

Putz, eu ia falar igualzinho a Bel, haha. A primeira ficou realmente linda...
Não entendo de fotos, mas acho P&B sempre um charme, hehe...
Beijo, e vê se reza direitinho, hahaha...

Anônimo disse...

Opa! Não é PB, falei besteira... Descarta o meu comentário que eu não sei o que digo, hahhaa... Mas que a foto tá linda, isso tá.
Apaga, por favor. Senão eu choro, haha... Depois eu escrevo direito. Prometo. Beijo.

Jade Grimm disse...

Mr. Ed, junto-me à galera: a primeira foto está um arraso! Linda demais.

e dona Thá, vc não está sozinha! Eu tb achei que a primeira foto era PB e só percebi que não era lendo o seu comentário rs

Beijocas

Mila disse...

Esses dias eu estava pensando, acho que quero fazer um curso de fotografia.
Não gosto de ser fotografada, mas adoro olhar cenas "normais" e imaginá-las imortalizadas em uma foto.

Beijo

Mariah disse...

incríveis! não as fotos, mas o olhar do fotógrafo...o equipamento é apenas instrumento...o olhar não...o olhar é sentimento.

seu blog é um daqueles que a gente entra, sabe lá deus clicando onde...e vai rolando, vai rolando...que diversidade de temas...que interessante.
adorei. vou vir mais vezes.
parabéns.
mariah

Mariah disse...

obrigada pela sua visita lá.
o "templo" ou "casinha" (como eu acho aliás bem mais adequado)...estará sempre de portas abertas.
Mariah