1.9.08

Zé Ramalho - Zé Ramalho da Paraíba

As pessoas que não conhecem a discografia e trajetória de Zé Ramalho e só tem como referência parcerias de qualidade duvidosa com duplas de música sertaneja / romântica, podem se espantar ao ouvir este disco. “Zé Ramalho da Paraíba” é como um pergaminho que encontrado hoje explica antigos mistérios.

Para aqueles que conhecem a carreira do cantor, a postura Rock n’ Roll que ele demonstra no palco e nas letras é facilmente percebida e entendida. Este novo álbum mostra a gênese de tudo isso. “Zé Ramalho da Paraíba” traz gravações de shows realizados na Paraíba entre 1973 e 1976, antes do cantor se tornar um dos grandes nomes da MPB.

É um disco de Rock n’ Roll, Blues e música nordestina em perfeita harmonia. É verdade que nessa fase o Rock n’ Roll falava mais alto, mas é um Rock ‘bicho-grilo’ que permeava o trabalho de muitos artistas nessa época. Aos desavisados pode até parecer inusitado encontrar coisas que lembram Led Zeppelin - em “Jacarepaguá Blues” - e Pink Floyd - em “Luciela”, que lembra “Echoes”. E a capa, não lembra o "Vol. 4" do Black Sabbath?

O álbum é duplo e traz 23 músicas, incluindo “Admirável Gado Novo”. Está é uma faixa bônus gravada em 1977 no Rio de Janeiro. Algumas músicas que se tornariam grandes sucessos da carreira de Zé Ramalho estão neste álbum em versões embrionárias, como “Jardim das Acácias”, “Jacarepaguá Blues” e “Taxi Lunar”, que abre o disco.

Outras são praticamente desconhecidas, como a bela “Luciela”, “Puxa Puxa”, “Terremotos” e “Falidos Transatlânticos”, regravada e lançada só em 1998. Desde sempre o misticismo é tema presente nas composições de Zé Ramalho. Nesta compilação de raridades esse lado místico, influenciado por experiências alucinógenas, se faz presente em várias faixas.

O álbum traz também duas faixas com discursos de um irado Zé Ramalho praguejando contra a crítica, comentando sobre o show e até cortando o cabelo no palco. Antes de "Avohai" Zé conta que seu avô faleceu três dias antes daquele show e emocionado explica sobre o significado da música.

As gravações originais contidas neste álbum foram registradas em fitas cassete durante os anos 70 e por isso, obviamente, a qualidade do áudio não é muito boa. Ainda assim consegue passar o sentimento e o clima do show, trazendo para o público essas raridades.

“Zé Ramalho da Paraíba” é o primeiro lançamento do selo Discobertas, do produtor e pesquisador musical Marcelo Froés. Pode-se dizer que começou com o pé direito. A raridade do material e a oportunidade dessa viagem ao início da carreira de Zé Ramalho compensam a qualidade precária do áudio. Essencial para os fãs e uma boa pedida para os curiosos.

- publicado originalmente no Território da Música -

Um comentário:

Bel Gasparotto disse...

Uhm, me convenceu! Eu quero, me passa?

Beijão