10.8.08

Ney Matogrosso

Como comentei anteriormente, eu fui no show do Ney Matogrosso. Show não, espetáculo é a palavra mais correta. O cara é demais! Com 67 anos de idade e cheio de energia. Como escrevi sobre o show pro Território da Música, não vou me alongar por aqui. Mas se você gosta, vai ler que o show foi mesmo muito bom.

O momento que mais me agradou foi logo na segunda música, quando ele cantou "Mal Necessário". Pena que nesta turnê ele não está cantando nenhuma do Secos & Molhados e nem "Poema", mas valeu!

Algo que fiquei tentando imaginar é como as pessoas encaravam tudo isso que Ney é no palco em 1974, com o estouro do Secos & Molhados, em pleno regime militar, em um país conservador e católico.

Aí lembrei que uma vez li uma definição de como era isso. No encarte do CD com os dois primeiros álbuns do S&M tem a seguinte descrição de Luiz Carlos Maciel:

"Se, naquele tempo, uma nave-mãe tivesse pousado, por exemplo, na praça dos Três Poderes, em Brasília, e despejasse através de suas portas alguns alienígenas, ela não teria causado um impacto, uma perplexidade e um maravilhamento que pudessem rivalizar com os provocados pelas primeiras apresentações ao vivo de m novo grupo de música popular brasileira chamado Secos & Molhados".

O Secos & Molhados é história, mas Ney continua causando o mesmo impacto.

***

Na vitrola Novamente - Ney Matogroso

7 comentários:

Luiza Silvestrini disse...

A música não chama Poema?!

Lindas fotos!

Beijo!

Edu Guimarães disse...

Verdade! Como pude errar o nome dessa música???

Obrigado Lu.

Anônimo disse...

Esse texto do Luiz Carlos Maciel escrito p/ o encarte do cd dos S&M, remixado por Charles Gavin, é realmente brilhante, e, sem dúvida, deve traduzir o impacto que causou a "chegada" da figura surreal de Ney no Brasil de 73.
Estive no show na sexta também, aliás o primeiro show de Ney que vi, e só tenho duas palavras sobre a performance dele: deslumbrante e indescritível. Interpretações, luz, figurino, banda... tudo absolutamente impecável. Nunca vi tal perfeccionismo num artista brasileiro.

disse...

Já disse que te odeio? Ai, que inveja...

Sá Heck disse...

..pense nas criancas mudas..telepaticas!

Lilian Milena disse...

Voltei como tinha prometido! E deve ser bom mesmo, pelo menos pela forma como vc conta. Na verdade não conheço muito do cara, agora fiquei com vontade de procurar saber... bjos

Anônimo disse...

Ah! Que pena, eu gostava de Secos e Molhados. Bom, papai e mamae colocavam lah na vitrola toda hora, e eu e minha irma curtiamos Raul e Secos e Molhados desde pequenas, apesar do tempo, eu ainda gosto deles! Mas, gosto do Ney tambem(olha, a intimidade com o cantor, hehehe...).

Bom, beijocas

Meme
PS Toca Rauuuuuuuuuuuuuuul!