24.12.07

Vazio

Véspera de Natal, fui dar uma volta no centro da cidade. Eu gosto de andar no centro em feriado ou aos domingos. Gosto das ruas vazias, apesar que não deu muito certo hoje. Mesmo indo já por volta das 17h00 algumas lojas ainda estavam abertas e, portanto, havia movimento nas ruas. Mas logo esvaziaram. Fui ao Parque Celso Daniel ler o livro que a Paula me emprestou - obrigado Paulete pelo "Pequenas Epifanias" - e fiquei lá, sentindo o vento.

Como disse, gosto das ruas vazias. Com as ruas vazias você pode andar com mais calma, observar tudo ao redor, predios, lugares, e até mesmo as poucas pessoas que cruzam seu caminho. Sem correria, sem pressa. Eu gosto de lugares vazios.

Eu gosto de praia vazia, por exemplo. Adoro ir pra uma praia vazia, que só tenha meia-dúzia andando pra lá e pra cá, ou alguns tomando sol. Detesto ir pra Praia Grande, Santos e afins - Dona Carol Sena Masuda, nada pessoal contra sua cidade natal. Prefiro uma praia vazia, ou com poucas pessoas.

Claro que têm lugares que são melhores quando estão cheios. Baladas por exemplo. Mas cheio, não lotado. Será fobia de pessoas? Fobia de gente? Detesto shopping, mesmo quando está vazio.

Talvez morar sozinho há tanto tempo também contribua pra isso. Mas há aquele momento que é preferível estar com pessoas. Ou melhor, há 'aquele' momento, 'naquele' lugar, com 'aquela' pessoa.

Mas 'aquele' lugar está vazio. 'Aquele' momento é só um devaneio. Está tudo vazio.

Um comentário:

disse...

É, mocinho, o vazio às vezes está em nós. Eu tenho claustrofobia e pra mim, num lugar pequeno, 3 mesas já é lotado. rs.

A verdade é que vivo cheia, cheia de tanta gente em todo lugar. Shopping? Um tormento em qq circunstância, mesmo que seja evacuado e eu fique sozinha.

Baladas idem. Até vou, mas ainda prefiro lugares menos badalados. Mas a minha escolha nem sempre predomina num grupo de amigos, então acabo me rendendo. Na época de fins de ano então... o trânsito fica caótico e as pessoas mto simpáticas (não q eu não goste de simpatia, mas demais, como tudo, enjoa). É, eu sou esquisita demais. Melhor parar. rs.

Gostei do texto. ;)