Começou no último final de semana a 8ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba. Entre as várias atrações que foram realizadas na Vila, as de maiores destaque foram as apresentações das cantoras Mariana Aydar, Isabella Taviani, dos cantores Seu Jorge e Wagner Tiso e do grupo Clube do Balanço.
A balada já começa na ida, com a galera toda no trem ou esperando o ônibus em Rio Grande da Serra. Parece excursão de escola. Ainda bem que tava um lindo solzão e céu claro, porque no frio lá é frio mesmo. Logo ao chegar na parte baixa da Vila um grupo tocava chorinhos. É uma viagem no tempo estar ali em Paranapiacaba e ouvir uns chorinhos ao vivo.
No sábado os shows foram da Mariana Aydar, que eu conhecia pouco, mas adorei. Ela tem uma voz linda, uma ótima performance no palco e por algum motivo me lembrou Janis Joplin, apesar de obviamente não ter nada a ver o estilo de uma com outra. Uma matéria sobre o show está publicada no Território da Música.
Depois ainda teve o show do Seu Jorge (tem matéria lá também). Nunca tinha visto o Seu Jorge ao vivo e achei legal. É um show muito animado, pra dançar mesmo. Quem estava mais pro fundo do local do show pode dançar, na frente era tudo apertado. Seu Jorge fala pouco mas agita muito, é quase um show Rock n’ Roll, se ela não tocasse samba...
Além dos shows principais tem as atrações menores pelas ruas da Vila. Uma delas, quase escondida, era uma dupla formada pelo colombiano Cecílio e a brasileira Tais. Eles tocam músicas folclóricas de países andinos, com flautas de bambu e outros apetrechos. Muito bonito mesmo, e não parecia aqueles grupos manjados de bolivianos-colombianos-venezuelanos.
Também rolou um show com uma banda de Classic Rock, o Erik Von Zipper, mas 'classic' mesmo, só velharia instrumental dos anos 60, ou em versões intrumentais. No repertório dos caras músicas de Johnny Rivers, Beach Boys, e o maravilhoso The Shadows.
Bom também foi descobrir um boteco que vendia uma porção muito bem-servida de calabresa com cebola! O ruim foi o cheiro do copo na hora da cerveja. Parecia que estava guardado numa caixa de madeira há uns cinco anos, com cheiro de mofo. Mas foi legal demais. Paranapiacaba sempre é legal demais.
Na volta sim foi como excursão. Apesar do frio – e tava frio pra cacete – a galera animada no ônibus cantava aqueles ‘hits de acampamento’: Raul Seixas e Legião Urbana. Puta merda, agüentar alguém tentando tocar violão no ônibus e cantando Legião é triste demais... a trilha sonora ainda rolou Mamonas Assassinas pra animar os mortos.
No próximo final de semana tem mais! Vai ter Lenine, Mawaca, Marina de la Riva e o melhor, Zeca Baleiro! Semana que vem comento aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário