5.2.08

A Velha Fotografia

Durante as tardes de sol, sentava-se numa velha cadeira no quintal e observava o seu mundo. As plantas, os pássaros e as lembranças que os 50 anos vividos naquela casa traziam.

Ao mesmo tempo que essas lembranças o pertubavam, também lhe davam alegria. Em tardes como esta, ia até seu quarto, pegava o velho bauzinho de madeira e voltava para o quintal. Relia cartas, ria com as velhas fotografias de seus pais há muito falecidos, os filhos que vieram, aquele que se foi junto com a esposa, os netos...

Tinha uma fotografia que sempre era a última a ser vista. Com todo cuidado, como se segurasse uma Custódia, ou outro objeto sacro, levava aquela fotografia à altura dos olhos que instantaneamente marejavam.

Mesmo passados 63 anos desde aquela tarde em Susa, no noroeste da Itália, nunca conseguiu esquecê-la. Os terrores da guerra haviam valido a pena, pois foi na guerra que ele encontrou Giuliana. As várias cartas que ela mandou para ele, depois de seu retorno ao Brasil, já não tinham mais seu perfume, mas traziam outros cheiros e recordações.

Além de uma cicatriz, a guerra lhe deu um amor. Amor esse que não chegou ao outro lado do Atlântico, por causa de uma tuberculose que levou sua Giuliana na semana que ela deveria embarcar para o Brasil. Hoje, no outono de sua vida, enquanto olha a velha fotografia ele espera o dia de encontrá-la de novo.
*****
Na vitrola La Valse d'Amélie - Yann Tiersen
*****

Minha amiga Jade Grimm deu a idéia de fazermos a seguinte brincadeira: ela me passa uma imagem e eu tenho que escrever um texto sobre a imagem, e eu faço o mesmo, passo para ela uma imagem e ela faz o texto. A imagem escolhida não pode ser negada por quem vai escrever o texto, então essa é minha primeira tentativa da brincadeira. Só preciso arrumar um marcador pra esses textos. Aceito sugestões.

*****
PS: o texto da Jade está no Jade Box, aproveitem e dêem uma lida lá também!

5 comentários:

Rodrigo disse...

Legal a idéia!
Bom o texto...
Sugestão para marcador: Imaginário...

Jade Grimm disse...

Não vá tendo idéias, não há nada para se discutir sobre a minha interpretação da chave. rss

Beijo!

Anônimo disse...

Adorei a brincadeira, Edu. E acho a sugestão do Rodrigo ótima. Beijos!

Liz disse...

Essa história de foto me lembrou um filme: "Uma Vida Iluminada". Já viu? É ótimo.

disse...

Ficou maravilhoso o texto e a idéia é mto, mto boa. Adorei isso. :)